GOLPES DE ARÍETE PROVENIENTE DO FECHAMENTO E ABERTURA DE REGISTROS EM BARRILETES
- mirandavazamentos
- 23 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de dez. de 2023
De acordo com Carvalho (2018), Ao realizarmos o fechamento ou abertura de um ou mais registros no barrilete de um prédio com o objetivo de realizarmos uma intervenção hidráulica precisamos estar cientes de possíveis intercorrências como por exemplo o golpe de aríete. O golpe de Aríete é um fenômeno hidráulico onde o fluído literalmente dá “marteladas” no interior da tubulação, se chocando contra tubos, válvulas e conexões, podendo causar ruídos e colapsos hidráulicos.
Para Carvalho (2018), Geralmente o golpe de aríete ocorre pelo efeito do fechamento ou abertura de registro, e quando de forma abrupta a incidência torna – se maior. Tanto o fluído obstruído pelo fechamento de um registro quanto o fluido liberado no momento da abertura de um registro, tende a retornar no sentido contrário ao de escoamento, chocando se com o fluido que ainda tenta escoar no seu sentido natural, pela inércia, isso cria ondas de choque ao longo da tubulação que vão diminuindo com a acomodação do fluido e estabilização da pressão.
Segundo Carvalho (2018), Quanto maior a velocidade de escoamento do fluído, tão maior pode ser o golpe de aríete, e em prédios altos com tubulações extensas a ocorrência é de maior impacto. O golpe de aríete pode provocar o rompimento imediato de válvulas, tubos, uniões e conexões de uma tubulação. Ao longo do tempo, os ciclos de batidas do golpe de aríete fragilizam as tubulações e seus componentes, causando manutenções recorrentes.
Portanto, havendo colapso hidráulico na sequência do fechamento ou abertura de registros, o fenômeno golpe de aríete pode ser o principal fator para o rompimento hidráulico.
CONCLUSÃO
Para reduzir os riscos de colapsos hidráulicos é recomendado que todas as unidades estejam com os seus registros de passagem em dia para evitar o fechamento de registros gerais ao realizarem manutenções em tubulações não pertencentes ao condomínio.
O fechamento de registros para manutenções corretivas e preventivas se faz imprescindível. As possíveis intercorrências são fatores que precisam ser entendidas como fenômenos possíveis de acontecer independente das mãos que fecham e abrem os registros, é claro que o fechamento e abertura de forma suave demonstra colaborar para o não acontecimento, porém, infelizmente não garante a ausência de intercorrências. Vale ressaltar que o tempo avançado de existência das tubulações hidráulicas são um fator predominante na ocorrência de vazamentos.

Referência
Carvalho, Raphael Costa. Estudo Numérico do Problema do Golpe de Aríete em Tubulações. – Rio de Janeiro: UFRJ/ Escola Politécnica, 2018. https://acrobat.adobe.com/id/urn:aaid:sc:VA6C2:0df089e0-d9bb-44a4-af44-ea540f273169. Acesso em: 30/12/2023.


Comentários